Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator
Facebook Whatsapp

Perguntas Frequentes

Dicas e Dúvidas

Seguindo as seguintes dicas de economia de água:

1-     Reduza o tempo no chuveiro. Ao invés de tomar um banho de 10 minutos, diminua para 5 minutos. Assim economizará de 30 a 80 litros de água por banho, além da energia elétrica que pesa no bolso;

2-     Máquinas de lavar louça e roupa devem ser usadas totalmente cheias. Com isso a frequência de uso é menor e há menos desperdício de água e energia;

3-     Não jogue lixo no vaso sanitário, isso contribui para aumentar o gasto de água;

4-     Ao lavarem vegetais e frutas, utilize uma bacia e use uma escova vegetal para remover a sujeira;

5-     Para descongelar carne e outros não use a torneira. O ideal é deixá-los descongelar dentro da geladeira;

6-     Encha a pia para esfregar pratos e talheres. A economia será de 10 litros de água por dia;

7-     Regue o gramado e o jardim das 6 às 8 horas da manhã ou após as 19 horas. Isso evita o excesso de evaporação e mais gastos;

8-     Não use a mangueira do jardim para varre folhas e outros resíduos da calçada. O correto é usar a vassoura, que permite economizar tempo e água;

9-     Vazamentos em torneiras, canos, e nas descargas do banheiro devem ser consertados assim de detectados. Alguns tipos de vazamentos causam uma perda diária de 24 litros de água. A perda mensal fica entorno de 720 litros.

É a água que pode ser consumida por pessoas e animais que não possui substancias tóxicas sem riscos de adquirir doenças por contaminação. Ela pode ser oferecida à população urbana ou rural com ou sem tratamento prévio dependendo da origem do manancial. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública. A palavra potável vem do latim potare que significa beber.

Significa Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto. É uma autarquia municipal (Entidade Autônoma) responsável pela captação, tratamento, distribuição, fornecimento, cobrança de água, ampliação da rede, que foi criada em Nova Trento por Lei 1136/1991 de 04 de Julho de 1991, sendo inaugurado em 16/10/1993 (ETA 1), e em 22/08/2004 (ETA 2).

O tratamento realizado apenas pelo Samae não garante a boa qualidade da água. Dessa forma, a limpeza da caixa d'água é uma tarefa que deve ser realizada com frequência para se evitar, entre outras coisas, a proliferação de mosquitos, como o da dengue. Siga os passos a seguir:

1- Feche o registro de água que abastece a caixa ou amarre a bóia, impedindo que a caixa volte a encher.

2- Armazene a água que está na caixa para aproveitar na limpeza. Lembre-se de que a economia de água contribui para a preservação do meio ambiente.

3- Deixe um pouco de água na caixa. Depois, tampe a saída para evitar que a sujeira desça pelo ralo. Lembre-se de que este encanamento abastece as torneiras e o chuveiro.

4- Faça a limpeza das paredes com um pano úmido limpo. Se a caixa for de fibrocimento, use uma escova nova de plástico macio. Não utilize na limpeza escova de aço, vassoura e produtos químicos.

5- Depois de escovar as paredes, retire a sujeira com uma pá de plástico, baldes e panos. Em seguida, seque com um pano limpo.

6- Encha a caixa com um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Utilize esta mistura para umedecer as paredes com um balde ou uma caneca. Deixe agir por duas horas.

7- Depois deste período, esvazie a caixa. Lembre-se de abrir todas as torneiras e de acionar as descargas para desinfetar toda a tubulação.

8- Volte a encher a caixa e utilize a primeira água para a limpeza.

É importante não esquecer de tampar bem a caixa para evitar a entrada de insetos e de colocar um lembrete com a data da última limpeza.

O Samae é responsável de levar água tratada até a entrada do cavalete em sua casa. É de responsabilidade do usuário os serviços após a saída do cavalete, como: Limpeza periódica da caixa d'água, prevenção e conserto de vazamentos, tubulações e ramais no imóvel e instalações hidraulicas do imóvel.

Endereço: Rua dos Imigrantes, 356, Centro - Cep: 88270000 - Nova Trento/SC
Telefones: (48)3267-0380 / (48)3267-0858
Whatsapp Comercial: (48) 3267-0380
Whatsapp Plantão: (48) 99983-1701
Email: [email protected]
Site: http://samaenovatrento.com.br
Fanpage: https://www.facebook.com/samaenovatrento

Fora do atendimento de horário normal, o cidadão deve ligar para o “Disque Plantão” no telefone (48) 99983-1701

O vazamento é uma das principais fontes de desperdício de água na residência. Eles podem ser evidentes (como uma torneira pingando) ou escondidos (no caso de canos furados ou de vaso sanitário). No caso de vazamentos em vasos sanitários, verifique se há água escorrendo. Para isso, jogue cinzas, talco ou outro pó fino no fundo da privada e observe por alguns minutos. Se houver movimentação do pó ou se ela sumir, há vazamento. Outra forma de detectar um vazamento é através do hidrômetro (ou relógio de água) da casa. Para tanto, siga os seguintes passos:

1 - Feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que usam água na casa (só não feche os registros na parede, que alimentam as saídas de água).

2 - Anote o número indicado no hidrômetro e confira depois de algumas horas para ver se houve alteração ou observe o círculo existente no meio do medidor (meia-lua, gravatinha, circunferência dentada) para ver se continua girando.

3 - Se houver alteração nos números ou movimento do medidor, há vazamento.

Caso seja viável, instale redutores de vazão em torneiras e chuveiro.

Vazamentos no cavalete de ligação o conserto é de responsabilidade do Samae. O usuário deverá entrar em contato com o Samae o mais breve possível e comunicar o vazamento.

Atualmente o Samae de Nova Trento possui o seguinte organograma de servidores públicos: dois cargos comissionados: Diretor, um Chefe do Departamento de Operação e Manutenção; um gratificado: Coordenador; 18 cargos efetivos, sendo no setor administrativo: um Oficial de Administrativo, dois Escriturários, um Auxiliar Administrativo, um Técnico Contábil, dois Agente de Serviços Gerais. Setor de Manutenção é formado pelos seguintes cargos: um Assistente Técnico, dois Auxiliares de Operações, um Auxiliar Técnico, Um Oficial Técnico, um Assistente Técnico de Manutenção e Operação e cinco Encanadores. Atualmente o SAMAE possui 11 cargos sendo ocupados.

Vazamentos depois da saída do cavalete é de responsabilidade do proprietário o conserto, que deverá urgentemente entrar em contato com um encanador para resolver o problema. Até o cavalete é de responsabilidade excusiva do SAMAE.

Atualmente o Samae de Nova Trento possui duas Estações de Tratamento de Água: ETA 1, a principal na localidade de Vasca que atende 90% da população urbana, dos Bairros do Baixo Salto, Besenello, Cascata, Centro, Espraiado 1, Frederico, Mato Queimado, Ponta Fina Norte, Ponta Fina Sul, Ribeirão da Velha, São Roque, Trinta Réis, Vasca, Velha e Vígolo. A ETA 2, no Tirol, que atende grande parte do Distrito de Claraíba, como as comunidades de Claraíba, Espraiado 2, Indaiá, Lombardia, Morro dos Polacos, Ribeirão do Kroecker, Tirol.

O usuário não paga pela água em si, mas paga pela operação e manutenção de sua captação, tratamento, distribuição e ampliação de serviços necessários a estes fins. O SAMAE precisa administrar despesas, que são pagas com a arrecadação das tarifas, dentre elas, quadro de funcionários, despesas internas, materiais e equipamentos, energia elétrica para o funcionamento das bombas de captação e recalque de água (que permanecem ligadas 24 horas por dia), entre outros.

A captação da água bruta na ETA 1 ocorre em duas nascentes, localizada na localidade da Vasca, a 5 km do centro de Nova Trento, e outra na loclidade de Ferreira Viana (molha).Esses mananciais são responsáveis por aproximadamente 90% da água captada e distribuída no município. Também é captada água brutapara a ETA 2 em duas nascentes na localidade do Tirol, em Claraíba, para atender os 10% restantes da população.

Nas duas estações de tratamento o processo é o mesmo, e é chamado de “Filtração Lenta”. A água, que vem por gravidade da represa, perpassa por filtros compostos por areias de diferentes tamanhos. A Filtração através do leito de areia, somada à ação microbiana, é responsável pela retenção das partículas de impureza da água. Dos filtros a água segue ao reservatório, onde recebe no caminho dois produtos químicos: Hipoclorito de Sódio (Cloro), para garantir a eliminação de microorganismos patogênicos causadores de doenças, e o Fluossilicato de Sódio (Flúor), para prevenir a incidência de cárie dentária. Em 2013 foi construída uma nova estação de tratamento do tipo Clarificador de areia na ETA1. Em 2018, o SAMAE está planejando a construção do Clarificador na ETA2.  Através deste haverá um aumento na capacidade, tanto em quantidade como em qualidade de água a ser tratada.

A palavra Hidrômetro é formada pela união de dois radicais gregos: Hidro (água) + Metro (medida), que significa medida de água. Hidrômetro ou relógio de água é um instrumento de medição volumétrica de água. É utilizado em larga escala pelas empresas de saneamento básico para medir o consumo dos seus clientes, permitindo a emissão das contas de acordo com o volume consumido por cada um. Além disso, ajuda a estimar as perdas entre a produção e a distribuição de água.

Não. À medida que o tempo passa, as engrenagens do hidrômetro antigo sofrem desgastes, o que faz com que sua sensibilidade (capacidade de registrar vazões muito baixas) seja diminuída. Por isso, logo após a troca do hidrômetro, é possível que ocorra uma elevação no consumo. Como todo equipamento moderno, os hidrômetros têm evoluções tecnológicas, tornando-se mais sensíveis, isto é, registram vazões cada vez menores e, com isso, consumos ou vazamentos pequenos a ser medidos.

Para garantir a qualidade da água, um controle de análises é realizado antes (água bruta) e após o tratamento (água tratada), atendendo à Portaria 2914 do Ministério da Saúde. Para um melhor acompanhamento de resultados e qualidade da água tratada os operadores das ETAs (Estação de Tratamento de Água), fazem análises, de 2 em 2 horas diariamente, como: Turbidez, cor, pH na água bruta; e cloro, flúor na água tratada, exigidos pelo Ministério da Saúde. Semanalmente são realizadas análises terceirizadas para coliforme fecal. Em 28 pontos mensais da rede de distribuição, um monitoramento também é realizado, confirmado a qualidade da água que chega aos pontos de consumo. Semestralmente, uma análise completa da Portaria 2914 do Ministério da Saúde, com mais de 80 parâmetros, é realizada na água tratada da ETA da Vasca e da ETA do Tirol. Nenhuma situação de risco à saúde foi constatada em 2017, estando os laudos disponíveis no setor de atendimento ao público do Samae.

Na impossibilidade de tirar a leitura de um hidrômetro, a fatura será calculada na média dos últimos 6 meses de consumo daquele imóvel. O Usuário será notificado na própria fatura o motivo da não leitura. Em caso do consumo ter sido superior a média dos ultimos seis meses, a diferença não lida será acrescentada no próximo faturamento.


Serviços

O pedido de Ligação deve ser feito de forma presencial e pelo proprietário do imóvel. No caso de o proprietário necessitar ser representado, o representante deverá apresentar uma procuração específica, com firma reconhecida.

Documentos necessários:
01 - Trazer Cópia e Original da Carteira de Identidade ou CNH;
02 - Trazer Cópia e Original da Escritura do Terreno Atualizada;
03 - Trazer Cópia e Original do Contrato de Compra e Venda, constando o endereço completo do imóvel (com firma reconhecida);
04 - Trazer Cópia e Original do Alvará ou Licença para Construção (se for o caso)
05 - Trazer Cópia e Original do Habite-se caso a construção já está pronta

Observações 
- Todas as cópias devem estar acompanhadas do original, ou na falta do original, estar autenticadas em cartório.
- Demais Situações devem ser protocoladas através de requerimento na recepção do SAMAE.

- O pedido está sujeito a aprovação do setor técnico da autarquia que irá avaliar a viabilidade da ligação.

- Em caso de imóveis em situação de inventário, somente o inventariante constituído legamente poderá solicitar a ligação de água, ou através de Alvará Judicial.

- O prazo para execução da ligação é de 15 dias úteis após a verificação de viabialidade técnica, podendo ser prorrogado por igual período.


Plantão: (48) 99983-1701