Todas as obras do SAMAE foram executadas com planejamento em longo prazo
Data de publicação: 17 de fevereiro de 2020
Desde 2017, o SAMAE vem realizando obras e serviços com planejamento em longo prazo, pensando nos próximos 20 anos, respeitando os recursos investidos pelos usuários de água de Nova Trento.
Assim foram as grandes obras executadas na cidade, na qual citamos as mais importantes realizadas em diversas localidades:
- Rede de reforço Besenello: Até 2017, os Bairros Mato Queimado, Ponta Fina Norte e parte do Besenello eram abastecidos com uma tubulação de 60mm até a booster (bomba), na qual a pressão e vazão não atendia mais a demanda para mais de 350 famílias. O SAMAE então colocou uma nova rede de 110mm até a bomba, na qual vai atender aquelas regiões com mais água e pressão por muitos anos;
- Rede de reforço parte do Trinta Reis: Da Entrada da Rua Independência até a antiga empresa Trento Brasil havia apenas uma tubulação de 60mm, que não atendia mais a demanda daquela população, principalmente aqueles que moravam nos finais de ruas em morros. O SAMAE planejou e implantou uma nova rede de 110mm e manteve a antiga de 60mm, ou seja, mais que dobrou a quantidade e pressão de água. O cálculo foi para atender o dobro dos imóveis hoje atendidos;
- Rede de reforço Cascata/Espraiado: Da entrada do Vígolo até o início do asfalto no final do Espraiado havia apenas uma tubulação de 60mm, que não atendia mais a demanda da população. O SAMAE implantou uma nova rede de 85mm e manteve a antiga, mais que dobrando a quantidade e aumentando a pressão de água para aquele moradores. O cálculo foi para atender o dobro dos imóveis hoje atendidos;
- Nova Captação de água Tirol: Em 2018, o Sistema de Abastecimento de Água do Distrito de Claraíba estava no seu limite de produção com 1,5 litro por segundo. O SAMAE implantou uma nova captação com mais 2 litros por segundo, o que vai atender até o dobro da população do Distrito, ou seja, por muitos anos ainda;
- Rede de reforço Vasca/Centro: O atual Sistema de Abastecimento de Água da cidade já estava defasado em relação à demanda de vazão e pressão devido ao estrangulamento de rede de 140mm, esta feita ainda no início os anos 1990. O SAMAE implantou nova rede de 150mm, obra esta realizada entre novembro/2019 a fevereiro/2020, que dobrou a vazão e vai aumentar a pressão na rede para cidade, beneficiando aproximadamente 3.200 famílias.
Também outras redes de água em várias ruas da cidade foram planejadas para atender o dobro dos imóveis existentes atualmente.