Saiba como funciona o Sistema de Abastecimento de Água de Nova Trento
Fonte: SAMAE/NT
Data de publicação: 14 de abril de 2020
A grande maioria da população de nossa cidade ainda não tem ideia do que é, e de como funciona o Sistema de Abastecimento de Água – SAA de Nova Trento. Por isso vamos explicar:
Sistema de Abastecimento de Água – SAA público constitui-se no conjunto de obras, instalações e serviços, destinados a produzir e distribuir água a uma comunidade, em quantidade e qualidade compatíveis com as necessidades da população, para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos.
Em Nova Trento temos dois Sistemas Públicos gerenciado pelo SAMAE: O SAA Sede e o SAA Claraíba, totalmente independentes. Nossos Sistemas de Abastecimento de Água é formado por diversas unidades, sendo elas:
- O MANACIAL nada mais é que a fonte onde se retira a água para abastecimento da cidade. Em Nova Trento é através de dois ribeirões na Vasca (SAA Sede) e dois ribeirões no Tirol (SAA Claraíba).
- A CAPTAÇÃO consiste nos equipamentos e instalações que retiram a água do manancial e a joga no sistema de abastecimento. É onde fica a barragem.
- A ADUTORA é a tubulação que liga a captação ao tratamento e/ou do tratamento à rede de distribuição. Essa etapa funciona 100% por gravidade.
- O TRATAMENTO completo de uma estação de tratamento da água (ETA) depende da qualidade da água captada. Entretanto, todos os dois os sistemas existentes em nossa cidade possuem no mínimo o tratamento com cloro e flúor.
- O RESERVATÓRIO tem a finalidade de armazenar a água. Seu objetivo é atender as demandas de emergência, manter uma pressão constante na rede e atender a variação de consumo.
- A REDE DE DISTRIBUIÇÃO é a unidade do sistema que transporta a água do reservatório para os consumidores. Essa etapa funciona por gravidade em 80% da cidade e 20% por bombeamento.
- O RAMAL DOMICILIAR é a ligação que é feita da rua para a residência.
A escolha do manancial é uma etapa fundamental no planejamento de um sistema de abastecimento de água. Assim, deve-se avaliar alguns critérios tais como a localização, topografia, vazão e presença de focos de contaminação. Após a escolha do manancial, define-se como será feita a captação da água.
Lembramos que nosso sistema funciona por gravidade, então a captação deve ser acima da ETA, para não precisar de bombeamento. No caso da Vasca, existe o Ribeirão do Molha nesta condição de captação.
O Sistema Sede abrange os Bairros: Baixo Salto (Parcial), Besenello, Cascata, Centro, Espraiado 1, Frederico (Parcial), Mato Queimado (Parcial), Ponta Fina Norte, Ponta Fina Sul, Ribeirão da Velha (Parcial), São Roque, Trinta Réis, Vasca, Velha, Vígolo. Atualmente fornece água para aproximadamente 3.300 ligações.
O Sistema Claraíba abrange os Bairros: Claraíba, Espraiado 2 (Parcial), Indaiá, Kroecker (Parcial), Lombardia, Lombardia Pequena (Parcial), Tirol. Atualmente fornece água para aproximadamente 400 ligações.
