Importantes obras do SAMAE desde 2017 melhoraram o abastecimento de água em Nova Trento
Data de publicação: 11 de dezembro de 2020
Desde 2017, o SAMAE vem investido na execução de importantes obras que melhoraram bastante o abastecimento de água em Nova Trento.
A realidade era que em 2017, existiam sérios problemas de fornecimento nos dois Sistemas de Abastecimentos de Água da cidade: Sede e Claraíba. Na sede da cidade, havia Bairros e locais que tinham rede de água que não atendia mais a demanda do consumo, redes estranguladas que provocavam pouca pressão e vazão de água, principalmente nos finais de semana e feriados. No Claraíba havia apenas uma captação de água que não dava conta do abastecimento.
Havia muita reclamação dos consumidores de diferentes regiões da cidade, reclamações de muitos anos, que ainda persistiam, mas que não tinha o problema identificado. Sendo assim, ainda no início de 2017, o SAMAE contratou o Engenheiro Sanitarista Valnei Beckhauser, para fazer um diagnóstico da situação e planejar as medidas que precisavam ser executadas para tentar solucionar os problemas.
Após semanas de visitas e pesquisas “in loco”, foi verificado e relatado que havia uma série de problemas no abastecimento de água, principalmente nos seguintes locais: Bairros Espraiado, Mato Queimado, parte da Cascata, parte do Trinta Reis e Baixo Salto, final da Ponta Fina Norte, locais mais altos da área central da cidade, e todo Distrito de Claraíba.
Para cada local foi apresentada uma solução viável e ação para ser executada, que foi dividida em etapas:
Primeira Etapa – Rede de reforço Besenello: A antiga tubulação que fornecia água para a motobomba era de 60mm, o que já era insuficiente para a demanda dos bairros Mato Queimado e Ponta Fina Norte. SOLUÇÃO: Implantação de rede de reforço de 110mm do Besenello até a bomba com quase 700m de extensão. Aumentou vazão e pressão na rede, beneficiando mais de 300 imóveis. Esta obra foi executada em 2017.
Segunda Etapa – Rede de reforço parte do Trinta Reis: Da entrada da Rua Independência até a antiga empresa Trento Brasil havia apenas uma tubulação de 60mm que não atendia mais a demanda desta região, causando problemas de abastecimento no final de rede e locais mais altos. SOLUÇÃO: Implantação de uma rede de reforço de 110mm, com interligação com todas as ruas que terminassem em morros, com extensão aproximada de 1.350m de tubulação. Aumentou vazão e pressão na rede, beneficiando mais de 400 imóveis. Obra executada em 2017.
Terceira Etapa – Rede de reforço Cascata até Espraiado: Havia uma tubulação de 60mm que não atendia mais a demanda desta região, causando problemas de abastecimento no final de rede e locais mais altos. SOLUÇÃO: Implantação de uma rede de reforço de 85mm, da saída dos reservatórios da Cascata até final do Espraiado, com extensão aproximada de 1.800m de tubulação. Aumentou vazão e pressão na rede, beneficiando mais de 250 imóveis. Esta obra foi executada entre 2017 e 2018.
Quarta Etapa – Captação de água no Claraíba: O Sistema de Abastecimento de Água do Claraíba tinha apenas uma captação em funcionamento, o que não supria mais o volume de água necessário para o abastecimento do Distrito, causando problemas de falta de água no final de rede e locais mais altos. SOLUÇÃO: Implantação de uma nova captação de água, barragem e adutora de aproximadamente, 1.550m de tubulação. Aumentou vazão e pressão na rede, beneficiando mais de 350 imóveis. Obra executada entre 2017 e 2018.
Quinta Etapa – Rede de reforço entre a Vasca e o Centro: A rede que fornecia água para quase toda cidade saía da estação de tratamento com tubos de 200mm e chegava no centro da cidade com 140mm, o que não dava mais conta da demanda, causando problemas de baixa pressão e volume de água para quase toda área urbana. SOLUÇÃO: Implantação de uma rede de reforço entre a Vasca e o Centro com tubos de 150mm, e extensão aproximada de 3.000m, com conexão no centro e interligação em dez ruas existentes no trajeto. Aumentou vazão e pressão na rede, beneficiando mais de 3.200 imóveis. Esta obra foi executada entre 2019 e 2020.
Sexta Etapa – Captação de água no Distrito Sede: Com a implantação de novas redes de reforços, aumento do consumo diário, além da estiagem histórica desde ano, que estava prejudicando o abastecimento de água para a cidade, havia a necessidade de aumentar o volume de água de entrada na estação de tratamento. SOLUÇÃO: Implantação de uma nova captação de água no Ribeirão do Molha, barragem e adutora de aproximadamente, 6.600m de tubulação. Aumentará volume de água para estação de tratamento, beneficiando mais de 3.500 imóveis. Está obra foi concluída em agosto/2020.
Com a conclusão da implantação da nova captação de água no Ribeirão do Molha, o SAMAE finalizou todas as suas metas apresentadas em 2017, para resolver os problemas de abastecimento, na qual melhorou bastante o fornecimento de água, aumentando vazão e pressão para todas as regiões de atuação da Autarquia.
Os investimentos do SAMAE para a realização destas importantes obras, foram feitos todos com recursos próprios, pagos pelos consumidores de água de nossa cidade. Sabemos que há muito a ser feito, por isso será necessário continuar os investimentos em melhorias nos dois sistemas de abastecimento de água da Sede e Claraíba.