Vazamentos na rede supera a cem ocorrências em 2018
Data de publicação: 29 de setembro de 2018
O SAMAE de Nova Trento consertou até a data de hoje, aproximadamente 120 vazamentos de água nas redes, somente neste ano de 2018. Isto nos dá uma média de dois vazamentos a cada três dias. No ano passado foram 201 consertos. São vários os motivos que ocasionam os vazamentos na rede, como a quebra por terceiros da tubulação de água, rompimento de conexões devido à pressão de água durante a madrugada, tubulações velhas com material ruim e desgastadas com o tempo, tubulações rasas danificadas por veículos pesados, entre outros.
O SAMAE está trabalhando intensamente no conserto destes vazamentos, mesmo com dificuldade de pessoal, pois entre operação das ETAs, realizar as leituras mensais, férias, afastamentos por saúde, ligações, entre outros serviços, sobra pouco tempo para conserto de vazamentos.
O maior problema dos vazamentos está na perca de água, que é grande em nossa cidade, assim como no Brasil afora que é de 40%. Em 2017, produzimos 825 milhões de litros de água, na qual foram micromedidos (registrados pelos hidrômetros) 499 milhões, sendo perdidos 326 milhões, ou 39,51% de toda água produzida pelas duas estações.
Além dos vazamentos de rede dentro das perdas de água, estão também os vazamentos internos, aqueles entre o cavalete e a propriedade da pessoa; ligações clandestinas não identificadas, vazamentos ocultos refaturados. O conserto da parte externa é de reponsabilidade do SAMAE, mas na parte de dentro é responsabilidade do proprietário.