Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator
Facebook Whatsapp

Notícias

Enxurrada prejudicou o sistema de abastecimento de água da cidade


Data de publicação: 28 de janeiro de 2019


A Grande enxurrada ocorrida a partir das 9hs da manhã de quinta-feira dia 24/01, prejudicou o sistema de abastecimento de água da cidade, localizado na Vasca.
Foi uma hora de chuva intensa que fez descer muita água morro abaixo, inundando ruas e ribeirões, sendo que os dois que são usados para captação de água na localidade da Vasca, passaram por cima das barragens, entupindo de lodo, lama, entulho. Isso prejudicou o fornecimento de água para a cidade, pois além de não entrar água na estação de tratamento, o pouco que tinha era de lama, impossível de ser tratada.

 

Após passar a tormenta, o SAMAE enviou todos os seus servidores do setor de manutenção para as captações e estação de água, com a finalidade de resolverem os problemas causados pela enxurrada. O Diretor do SAMAE Ivã Alessandro Franzoi também foi até o local para verificar a situação, acompanhar de perto os trabalhos e ter informações reais do problema, para informar a população da situação e de que todos deveriam fazer para diminuir os transtornos que viriam pela frente.
Desta forma, o SAMAE emitiu o primeiro comunicado urgente na quinta-feira as 13hs30min: “Devido a forte chuva agora de manhã, a situação de nossa captação de água está calamitosa, deixando a água muito barrenta, entupindo nossos filtros. Ainda passa água por cima das nossas captações inviabilizando os trabalhos de nossos servidores, que estão todos no local para resolver os problemas causados pela grande quantidade de água no ribeirão. Nosso reservatório está baixando pelo motivo que nossa Estação está recebendo pouca água da adutora. Não temos previsão de quando a situação vai se normalizar. Por isso pedimos que todos economizem água, evitando desperdícios como lavar calçadas.”
O segundo comunicado foi divulgado na quinta-feira as 16hs15min, além da fanpage do SAMAE, pelo canal Novatrento News, e pela Rádio 102, com a seguinte mensagem: “No momento o reservatório está com apenas 10% de sua capacidade. Por orientação do Engenheiro Sanitarista contratado do SAMAE o fornecimento de água será cortado devido a turbidez encontrada na água estar acima do normal. A captação de água foi esvaziada para limpeza do lodo, entulho, e no momento está preparada para encher novamente. O fornecimento de água será liberado somente depois que o nível de turbidez baixar e após o reservatório estiver cheio novamente. Não temos previsão para quando isso vai acontecer, mas pedimos a todos que economizem água até o abastecimento voltar ao normal. Desde já pedimos a compreensão e colaboração de todos.”
O terceiro comunicado foi divulgado na quinta-feira a Meia noite, na fanpage do SAMAE:” Neste momento o reservatório continua enchendo (30%), mas ainda não foi ligado o abastecimento de água para a população. amanhã de manhã, 6hs, com o reservatório cheio, será iniciado o fornecimento de água, na qual deverá ser realizada aos poucos para evitar problemas na rede de água. O abastecimento de água deverá estar normalizado durante a tarde de sexta-feira. Pedimos que continuem economizando água até tudo voltar ao normal. A Direção do SAMAE agradece a todos os servidores que estiveram trabalhando neste dia para resolver o problema com o sistema de água da cidade.”
O quarto comunicado ocorreu na sexta-feira as 8hs25min pela internet, após uma entrevista ao vivo do Diretor do SAMAE a Rádio 102FM da cidade às 7hs 40min. A mensagem foi: “A situação do momento é a seguinte: desde as 6hs desta manhã foi iniciado o fornecimento de água para a população. A abertura do registro será feita aos poucos, para evitar problemas de vazamentos na rede de água. nosso reservatório está cheio, os filtros também, o nível da turbidez da água está normal para o consumo humano. Para os Bairros (Vigolo, Cascata, Frederico, Espraiado, Mato Queimado, Ponta Fina Norte, Rua Carlos João Ruberti) onde ocorre o bombeamento da água, a previsão da ligação das bombas será no início da tarde se tudo ocorrer bem. Não temos previsão para que a cidade esteja completamente abastecida, mas se haver a colaboração de todos, poderá ser no final da noite desta sexta-feira. Por isso o SAMAE pede à população que continue economizando água, pois quanto mais fizermos isso, mais rápido todos terão água em suas casas. A Direção do SAMAE agradece a todos os servidores envolvidos pelos serviços prestados no dia de ontem.”
O quinto comunicado aconteceu na sexta-feira as 16hs40min pela internet: “Durante o dia de hoje ocorreram diversos vazamentos na rede, na qual demorou um pouco a mais a estabilização da pressão na rede. No momento foram religados os booster (bombas) da Rua Carlos João Ruberti, da Rua Florianópolis que atende os Bairros Ponta Fina Norte e Mato Queimado, a da casa de Bombas na subida da Cascata. A situação dos Bairro Cascata, Espraiado, Frederico e Vígolo é a seguinte: o booster da casa de Bombas na subida da Cascata foi religado e está enchendo os reservatórios existentes na Rua Oito de Agosto. A previsão é que estejam cheios até às 19hs desta noite. Ocorrendo isto, serão religados a bomba da Rua Oito de Agosto que atende o Espraiado e a Cascata, e a bomba da Rua Madre Paulina que atende Vígolo e Frederico. A previsão da normalidade do abastecimento de água é para final desta noite. Nos locais na parte baixa da cidade o fornecimento está normalizando. Pedimos ainda que economizem água, para que o abastecimento normalize mais rapidamente possível.”
Durante a sexta-feira foi consertado um problema com a mangueira perto da ponte, na localidade de Ponta Fina Sul. Durante a madrugada de sábado, ocorreu mais um problema no mesmo local, não permitindo a passagem da água, deixando aquela comunidade desabastecida. Vários moradores entraram em contato com o SAMAE, que foi ao local para resolver o problema.
A autarquia também emitiu dois comunicados sobre o caso alertando a população daquela localidade. O primeiro as 9hs50min: “Equipe do SAMAE está se locomovendo até este local para verificar o porquê está chegando pouca água lá. Em breve mais informações.” O segundo as 12hs15min: “A Equipe do SAMAE resolveu um problema com a mangueira da ponte e o abastecimento já está ocorrendo desde as 11hs. Em pouco tempo está normalizando também.”
A equipe do SAMAE resolveu este problema em tempo recorde, pois fazia muito tempo que não ocorria uma enxurrada desta dimensão, na localidade onde estão as captações e estação de tratamento de água.
A Direção do SAMAE agradece todos os servidores envolvidos neste trabalho emergencial, tanto do setor de manutenção, como do setor administrativo que ficou de plantão na tarde de quinta-feira.


20190124_153350_images_thumb_medium300_0.jpg Enxurrada prejudicou Abastecimento de água


Plantão: (48) 99983-1701