SAMAE e Prefeitura divulgam análises sobre agrotóxicos na água
Data de publicação: 11 de julho de 2019
Parecer do Laboratório Agro Safety apontou que captações estão livres de contaminação.
A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), solicitou no mês de maio, ao Laboratório Agro Safety de Piracicaba – SP, uma análise completa sobre a presença de agrotóxicos nas captações de água do município. Os laudos apontam que a água captada nas localidades da Vasca e do Tirol está livre de contaminação.
“Fizemos questão de solicitar esta análise a um laboratório especializado, um dos poucos que realiza este tipo de serviço no país, para que a população fique despreocupada em relação à qualidade da água”, enfatiza o prefeito, Gian Francesco Voltolini.
De acordo com o relatório assinado pela engenheira química, Letícia Minella, todos os parâmetros analisados atendem às principais legislações mundiais, como a canadense, europeia, americana e à Organização Mundial da Saúde (OMS). Confira abaixo o parecer completo:
“Os Relatórios que seguem referem-se às análises de agrotóxicos feitas nas
captações da Vasca (14008/2019-1) e Tirol (14009/2019-0), segundo a
legislação europeia.
Os laudos demonstram que não há preocupação, todos os parâmetros analisados
atendem as principais legislações mundiais, como a canadense, a europeia, a
americana e a OMS (Organização Mundial da Saúde), além da legislação brasileira a portaria da Consolidação nº 5, Anexo XX.
Letícia Minella
Engenheira Química
Contratada SAMAE/NT”