Servidores do SAMAE fizeram curso do TCE-SC na capital
Data de publicação: 15 de julho de 2019
O SAMAE de Nova Trento foi representado por três servidores no curso XIX Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE-SC. O curso aconteceu na terça-feira dia 25/06.
Estiveram presentes, o Diretor Ivã Alessandro Franzoi, a Coordenadora Maria de Lourdes Rover e a Escriturária Emiliana Sepranzini Zanandrea. O curso foi sobre Atos de Pessoal, com o tema “Acumulação de cargos, empregos e funções, cargos comissionados e terceirização no serviço público”, ministrado pela palestrante Ana Paula Machado da Costa. O local foi na sede do TCE-SC, na capital, e teve duração de quatro horas, na parte da tarde.
Pelo menos 300 gestores públicos de municípios da Grande Florianópolis participam do 19º Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).
Divididos em auditórios e salas de aula, eles estão recebendo orientações técnicas de como contribuir para o aprimoramento da gestão de recursos públicos e para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão.
"O interesse do Tribunal de Contas não é apenas a punição. As ações preventivas, de caráter pedagógico como esta, ajudam muito a fomentar as boas práticas com os recursos públicos", disse o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, na abertura do Ciclo. Ele percorreu as três oficinas ofertadas no período da manhã. "Conseguimos nestes encontros aproximar o Tribunal dos municípios e assim obter uma ação mais efetiva e dinâmica baseada no diálogo com esses gestores", completa.
Para o conselheiro José Nei Ascari, supervisor do Instituto de Contas (Icon), que é o organizador do encontro, "o Ciclo é o principal evento de capacitação do TCE. É um ambiente de estudos propício ao entendimento de boas práticas e de melhorias constantes a serem aplicadas no dia a dia da gestão pública”.
Esta primeira etapa em Florianópolis reúniu representantes de prefeituras e câmaras de vereadores de 22 municípios: prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, controladores internos, servidores municipais de setores de recursos humanos/gestão de pessoas e de licitações e contratos, além de conselheiros municipais. A organização do evento tem a parceria das associações de municípios do Estado e apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).