SAMAE e Prefeitura decidiram ações para amenizar os problemas causados pela estiagem histórica
Data de publicação: 17 de outubro de 2019
Reunidos na manhã de segunda-feira dia 14/10, o Diretor do SAMAE Ivã Alessandro Franzoi, o Prefeito Municipal Gian Francesco Voltolini, o Engenheiro Sanitarista Valnei Beckhauser, decidiram ações em curto prazo para amenizar os problemas causados pela estiagem histórica, quem vem afetando o fornecimento de água para a cidade, nos últimos meses.
Por ora foi afastado decretação de Estado de Emergência, mas continua o Estado de Alerta. Entre as principais medidas a serem tomadas será a perfuração de poços de até 150m de profundidade, próximo a ETA da Vasca. Está fonte será auxiliar sendo usada para os momentos mais extremos de fornecimento de água, como em verões quentes de alto consumo e em tempos de estiagem como estamos vivenciando agora.
Além dos poços, está em andamento a verificação e possível viabilidade de uma nova captação para reforçar o Sistema de Água da Vasca, em médio prazo, na qual aumentaria substancialmente o volume de água para tratamento.
Mesmo assim, o SAMAE e Prefeitura continuarão solicitando que os consumidores economizem água, sem desperdiçar com ações que não for de consumo humano, com lavações de estradas, calçadas, veículos, telhados, entre outros.
Em tempos de normalidade, os dois afluentes do Ribeirão da Vasca possuem água suficiente para o abastecimento da cidade, mesmo no verão. Neste caso, o problema está na distribuição dessa água, pois a tubulação que sai da estação de tratamento que é de 200mm, reduz para 160mm ainda na Vasca, chegando no Centro da cidade com 140mm.
Para resolver este problema de estrangulamento, o SAMAE tem licitado um serviço de rede de reforço, na qual será implantada uma nova tubulação de 150mm desde o ponto de redução de 200mm para 160mm, na Vasca até o Centro, aumentando a pressão e o fornecimento de água. Nas próximas semanas, os trabalhos vão iniciar.