Implantação de Rede de reforço entre Vasca ao Centro começará em breve
Data de publicação: 25 de outubro de 2019
Considerada a maior obra de rede de água dos últimos tempos, a rede de reforço entre a localidade da Vasca até o Centro da cidade começará em breve, após a chegada de parte do material licitado. Todas as obras do SAMAE são com recursos próprios.
Mesmo com a estiagem, a obra vai ser realizada com rede seca, sem prejuízos para o fornecimento atual. Ela se tornou necessária pela defasagem da vazão de água devido ao aumento da demanda dos últimos anos, sendo que a previsão de capacidade do sistema de abastecimento era para vinte anos, e já estamos com quase trinta.
Com a obra concluída e interligada, após voltar à normalidade dos níveis dos ribeirões, vai aumentar a vazão e pressão da água para toda cidade. O SAMAE vai implantar uma nova rede com tubos de 150mm, numa extensão prevista de 2.800m que reforçará dobrando a vazão de água para os Bairros Centro, Velha, São Roque, Baixo Salto, Cascata, Espraiado, Vígolo, Frederico, Besenello, Ponta Fina Norte, Mato Queimado, Ponta Fina Sul, Ribeirão da Velha, parte do Trinta Reis. A situação atual do fornecimento de água está assim: Da Estação sai uma tubulação de 200mm que vai até perto da família Gandin na Vasca. Dai ocorre uma redução de 200 para 160mm, que segue até perto do Calvário, onde reduz novamente para 140mm que vai até o Centro da cidade.
Esta tubulação de 140mm não atende mais a demanda da população na qual ela fornece. Com esta vazão, que esta estrangulada, a pressão da água nos locais aonde não tem bombeamento é baixa, ocasionando problemas no fornecimento de água para as propriedades mais altas.
Identificado este problema a meses atrás, o SAMAE se preparou para realizar esta grande obra de reforço de rede, que constituí em implantar conectando desde onde reduz de 200mm para 160mm, uma tubulação paralela de 150mm que vai até o Centro da cidade.
Esta nova tubulação vai interligar e reforçar as redes das ruas que estiverem no trajeto até o Centro. A previsão é que aumentando a vazão de água para a cidade, vai aumentar a pressão no sistema, já que haverá as interligações entre as duas redes.
Está previsto o investimento de aproximadamente R$ 300 mil, na qual deverá beneficiar aproximadamente 2.500 famílias consumidoras neotrentinas. Os serviços serão realizados por uma empresa contratada pelo SAMAE, que vai fazer todos os trabalhos de implantação da rede.