• Captação 02 - ETA 1
  • Captação 02 ETA 1
  • Captação 01 - ETA 1

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Fibra óptica na ETA1Fibra óptica na ETA1
 SAMAE de Nova Trento deu o primeiro passo para a modernização da Estação de Tratamento de Água – ETA1 da Vasca no dia 13/02, com a instalação de fibra óptica no local. Foram mais de 500m de rede entre a Rua Geral da Vasca até a Estação.
Com a instalação da fibra óptica, o SAMAE deu a largada para a futura automação de todo o sistema de água da ETA1. A princípio dois objetivos principais deverão ser realizados com esta tecnologia: Implantação de sistema de automação do reservatório e a segurança da estação com monitoramento em tempo real.

O SAMAE pretende instalar nos próximos meses com pouco investimento, algumas câmeras de vídeo monitoramento em locais estratégicos, onde vai abranger todo o espaço físico da ETA, ficando online 24hs por dia, na qual poderá ser visualizado por celular ou da própria sede da autarquia. Desta forma, poderemos acompanhar quem esteve no local e a que horas foi. Isso vai facilitar os trabalhos dos plantonistas.
Outro investimento que o SAMAE pretende realizar mais a frente será a automação do reservatório, que dará a possibilidade do monitoramento do nível de água em tempo real, informando quanta água tem no reservatório, podendo assim agir em caso de problema de abastecimento. Esta tecnologia já existe a tempo em outras companhias de água.
No futuro, o SAMAE vai levar energia elétrica e a fibra óptica até as captações de água, com objetivo de monitorar os níveis de água naqueles locais, assim como possíveis problemas com as barragens, além de iluminar o local, caso for necessário realizar um serviço à noite. Tudo poderá ser acompanhado através de celular ou computador de qualquer lugar em qualquer hora do dia.

Fonte: SAMAE/NT