• Captação 02 - ETA 1
  • Captação 02 ETA 1
  • Captação 01 - ETA 1
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ribeirão do MolhaRibeirão do Molha
O Termo de Referência para Projeto de novo Sistema de Abastecimento e captação de água já foi entregue pelo Engenheiro Sanitarista Valnei Beckhauser.
Este Termo servirá para a elaboração do projeto de engenharia, para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água – SAA para Nova Trento, com captação, adução, tratamento, reservação. A ideia é implantar uma nova captação de água, com uma nova Estação de Tratamento moderna, transformando os filtros de areia existentes em reservatórios aumentando a capacidade de reservação em quase um milhão de litros de água.

Como primeira etapa, o SAMAE vai dar prioridade a elaboração e execução do projeto da nova captação de água. O SAMAE estava trabalhando desde o final do ano passado em cima de uma alternativa consistente para resolver o problema de fornecimento de água.
A Autarquia já planejava que em 2020, o investimento seria em nova captação de água, mas devido à estiagem do ano passado, os trabalhos de pesquisa e viabilidade foram antecipados, para que o mesmo problema de abastecimento não ocorra neste ano, caso o mesmo fenômeno aconteça.
Diante disto, desde outubro passado, a Direção do SAMAE foi à busca de um local na qual pudesse ser investido para implantar uma nova captação. O Ribeirão mais próximo da viabilidade foi da localidade do Molha. Possui cota de altura, apesar de haver um trecho a ser confirmada na topografia, boa qualidade e quantidade de água. Esta é a primeira opção a ser investida.
Com o Termo de Referência o SAMAE está preparando o edital de Licitação para a elaboração de todo o projeto da obra: captação, adução, tratamento, reservação. A execução da obra iniciará após sanadas as questões ambientais.

Fonte: SAMAE/NT